Notícias do dia 23 de Setembro/2015

# 1 – Documentário sobre Jaco Pastorius, com produção de Robert Trujillo, conta legado e história do maestro do contrabaixo.

dd

Com produção e financiamento de Robert Trujillo, atual baixista do Metallica, o documentário e a trilha-sonora, “Jaco: The Film” será lançado no dia 27 de Novembro nas versões em DVD e Blu-ray. Contando detalhes da vida de Jaco Pastorius, um dos mais inovadores e renomados baixistas de jazz fusion, o filme traz depoimentos de Joni Mitchell, Geddy Lee, Sting, Flea, Al Di Meola e muitos outros artistas que de certa forma foram influenciados pelo gênio.

Na direção temos Stephen Kijak e Paul Marchand, que para a divulgação do trabalho, vem promovendo o filme, como “registro oficial” do legado de Pastorius.

Nascido John Francis Anthony Pastorius III, Jaco, como ficou conhecido após um bilhete que recebeu do pianista francês Daniel P, nasceu em 1951 com um talento distinto para a música. Multi-instrumentista, Pastorius, além do contrabaixo, frequentemente tocava piano, bateria e saxofone. Com mais de 10 álbuns lançados, Jaco, dividiu o palco e os estúdios ao lado de Pet Metheny, Brian Melvin, Herbie Hancock, Joni Mitchell e muitos outros.

Com seu característico Fender Jazz Bass 62, ele foi um dos pioneiros na divulgação da técnica violoncelista fretless aplicada ao contrabaixo. Já na década de 80 apresentando sinais de instabilidade mental, decorrente principalmente, do uso excessivo de drogas e da bipolaridade, ele veio a se envolver em uma briga no dia 11 de Setembro em um clube de música na Flórida. Como consequência, sofreu um traumatismo craniano irreversível, no que culmino em seu falecimento no dia 21 de Setembro do mesmo ano, aos 35 anos de idade.

Uma história trágica, mas musicalmente grandiosa, que certamente será retratada no documentário de forma fiel. Para lembrar a memória do músico, fique com a homenagem composta e interpretada pelo trompetista Miles Davis e pelo baixista Marcus Miller, com a canção” Mr. Pastorius”.